diHITT - Notícias Encontre-nos no Google+ New Family Belles: Eleições!!! 2016

Eleições!!! 2016


Eleições - Escolha seus Candidatos



Em quem você vai votar????
Não pensou sobre esse assunto ainda???????
Então já está na hora de pensar e fazer suas escolhas. Afinal vamos votar para Prefeito e Vereador.
Não podemos deixar para pensar nisso no dia da eleição ou votar em qualquer um certo???

Então aproveite que está na internet e pesquise um pouco sobre os candidatos, veja quais idéias eles defendem e decida seu voto.
Mesmo que não goste de política você precisa escolher, talvez você pense “os políticos não prestam” então pelo menos tente escolher o “menos ruim” dentre eles.

Muitos quando falam de corrupção fazem brincadeiras envolvendo pizzas, então imagine a seguinte situação:
Se nós vamos numa pizzaria, combinamos dividir a conta e você diz que posso escolher o que vamos comer e beber (votou nulo ou branco), você corre o risco da minha escolha ser uma pizza de um sabor que você detesta e, além disso, uma das mais caras do lugar. Mesmo sem gostar das minhas escolhas você terá que ajudar a pagar essa conta, se essa situação é ruim numa pizzaria imagine nas eleições onde a escolha vale por 4 anos!!!!!...

Mas certamente uma coisa que não devemos fazer é votar branco ou nulo, senão os outros decidirão por nós.

Voto nulo? Anule essa idéia!

 


É muito comum nas eleições as pessoas iniciarem campanha para o voto nulo, como se fosse uma forma de se fazer um protesto. Mas é isso mesmo? Será que o voto nulo não é justamente o contrário, ou seja, é apoiar e favorecer aqueles que você menos gostaria de estar favorecendo?
Voto nulo não é voto de protesto. É voto de favorecimento. Entenda abaixo as razões e compartilhe este texto, fazendo com que as pessoas reflitam sobre o nosso real papel como cidadãos e como eleitores que querem melhorar o país.
O que você irá aprender neste texto:
  1. A matemática do voto nulo – o verdadeiro poder do voto nulo
  2. Voto nulo não anula a eleição
  3. Voto nulo x votar no “menos pior”

1. A matemática do voto nulo – o verdadeiro poder do voto nulo


Imagine que nesta eleição temos 3 candidatos. Fulano, Beltrano e Cicrano. Segundo a lei, para não haver segundo turno nas eleições, é preciso que um candidato obtenha 50% + 1 dos votos válidos. Então imaginemos cenário (A):
  • Fulano -3 votos
  • Beltrano – 5 votos
  • Cicrano – 2 votos
Neste cenário (A), as eleições vão para o segundo turno, pois Beltrano não conseguiu 50% + 1 dos votos válidos. Mas imaginemos agora o cenário (B):
  • Fulano -3 votos
  • Beltrano – 5 votos
  • Cicrano – 1 votos
  • Votos inválidos (brancos e nulos) – 1 voto
No cenário (B), um eleitor decidiu anular o voto acreditando que estava protestando. Mas o que ele fez foi mudar o cálculo, favorecendo assim o candidato que mais votos possuia e fazendo-o vencer as eleições logo no primeiro turno, pois Beltrano agora possui 50% + 1 dos votos válidos, que cairam de 10 votos para 9.

Primeira lição: voto nulo é voto de favorecimento (detalhe: alguns candidatos adoram quando votam nulo. Agora você sabe a razão)

2. Voto nulo não anula a eleição


Outro mito que circula na internet é que o voto nulo é capaz de anular uma eleição. Tudo isso por conta do artigo 224 do Código Eleitoral que diz que:
“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”
O problema é: isso é inválido para cargos legislativos. Se 99% das pessoas votarem nulo e 1% em um vereador, o vereador é eleito, por exemplo.
E para cargos executivos? Isso também é inválido. O TSE já decidiu sobre os votos nulos e brancos e deixou bem claro:
“O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.”
A nulidade das eleições, referida no artigo 244, diz respeito a qualquer corrupção que possa ocorrer durante as eleições, como urnas violadas, etc. Não diz respeito aos votos invalidados pelos próprios eleitores.
Segunda lição: O voto nulo é totalmente ineficaz como voto de protesto. Não anula eleição e favorece os candidatos com mais votos (em geral, aqueles que você menos quer favorecer)

 3. Voto nulo x votar no “menos pior”


Algumas pessoas argumentam assim: “Não existem bons candidatos. De que adianta votar no menos pior? São todos ladrões”.
De fato, os políticos deste país estão com a credibilidade baixa. Não dá para mudar isso da noite para o dia. Mas alguém vai ter que assumir o cargo. Decidir pelo “menos pior” implica uma série de coisas:
  • Para decidir, você terá que ler sobre todos eles, discutir sobre eles (escolher o “menos pior” no chute não é escolher o “menos pior”);
  • Você estará validando seu voto;
  • Você estará aumentando as chances de um segundo turno;
  • E se o “menos pior” vencer no primeiro turno porque todos resolveram votar no “menos pior”, então o melhor de todos os candidatos foi o escolhido para assumir o cargo;

Mostre para os políticos quem realmente está no poder - Vote válido



Estamos na Era do Conhecimento. Antigamente se dizia que informação é poder. Isso não vale mais nos dias de hoje. Compartilhar informação é Poder. Por isso os governos querem a todo custo controlar a internet. Graças a internet estamos cada vez mais ativo em nossos governos. Na Primavera Árabe, governos foram derrubados e o papel da internet e do compartilhamento foi muito grande. Ok, mas o que isso tem a ver com as eleições e com o “menos pior”?

Simples: parar para decidir por um candidato envolve divulgar informações sobre eles, conversar, ler, descobrir o que eles possuem de negativo e positivo. Proporcionar um segundo turno nas eleições envolve mais tempo para que novas informações sobre os candidatos apareçam. Eles vão brigar entre si, vao deixar vazar alguns podres, se for o caso. E isso é importante para nós, cidadãos-gestores de nossas cidades.

O esclarecimento político é uma forma de diminuir o poder dos governos. De cercar e encurralar cada vez mais os políticos desonestos e as mídias desonestas e manipuladoras. A lei da ficha limpa é um exemplo. Uma lei de iniciativa popular que aos poucos muda a política do nosso país.

E com os candidatos sabendo que nós estamos de olho neles, não porque votamos nulos e favorecemos a ele com a nossa preguiça, mas sim, porque estamos ativos na rede pesquisando, divulgando sobre eles, cobrando, eles sabem que o nosso poder é cada vez maior.

Que tal outra lei, para impedir o voto secreto no senado? E na camara de vereadores?

Aumentar o nosso poder de pressão popular envolve expor em nosso voto válido a nossa opinião. Mas não expor no mero chute.

 Expor compartilhando informação! Expor com esclarecimento político! Precisamos de um Governo 2.0, mas para isso, nós precisamos ser Eleitores 2.0!


E então? Ainda pensa em votar nulo???????



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

outbrain