diHITT - Notícias Encontre-nos no Google+ New Family Belles: Dia do Trabalho

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalho



Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador (será do trabalhador???) é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
 Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Pois bem, então feliz dia do Trabalho....


e não confunda com o Dia do Trabalhador.



Com toda certeza, amanhã será outro dia: dois de maio...sim este sim é o dia do trabalhador como os outros 360 dias do ano inteiro.

 Agora, vamos trabalhar!!! Acabou a moleza...

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

outbrain