diHITT - Notícias Encontre-nos no Google+ New Family Belles: o Dia Internacional do Sol

quinta-feira, 3 de maio de 2012

o Dia Internacional do Sol





No dia 3 de Maio comemora-se o Dia Internacional do Sol com o objetivo de prestigiar a nossa principal fonte de vida, sendo a luz e o calor transmitidos pelo Sol fundamentais para a vida na Terra.





O Sol já foi considerado um Deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importância para o desenvolvimento da vida na Terra. Sem esta estrela não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta.


O Sol Mito....

O Deus criador, com características de Deus cultural, é Viracocha, qualificado como Velho Homem dos Céus, Senhor e Mestre do mundo. Por ter criado a terra, os animais e os seres humanos e ser o possuidor de todas as coisas, os Incas adoravam-no sem oferece-lhe sacrifícios nem tributos

Para os egípcios o Sol era o deus Rá, conhecido também como Aton ou Amon. Representado pelo disco Solar. O Sol, em qualquer religião, sempre foi considerado o deus mais importante.

Para os gregos era representado pelo deus Hélios que tinha a função de trazer luz e calor aos homens. Ele percorria o céu num carro de fogo puxado por quatro cavalos brancos, soltando fogo por suas narinas.

Todas as manhãs, depois que a Aurora aparecia de madrugada no horizonte no seu carro dourado, Hélios saia do Oriente com seu carro e subia até o ponto mais alto do Meio-Dia. Então começava a descer para o Ocidente e mergulhava no oceano ou descansava atrás das montanhas. Foi-lhe dado de presente a ilha de Rhodes. Mais tarde, o deus Apolo, com outros atributos, um deles o dom da adivinhação, substituiu o deus Hélios. Porém, é do deus Hélios que derivou a palavra 'heliocêntrico', isto é, o sistema que concebia o Sol como o centro do Universo (precedeu o sistema geocêntrico, que tinha a Terra como o centro do Universo).


O Sol real...

O Sol é a estrela central do Sistema Solar e a luz e calor que emite é a principal fonte de energia da Terra. Esta energia do Sol que penetra na Terra na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, directa ou indirectamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta.

Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos. Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1,4 milhões de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicascomo, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio. Na fotosfera, superfície do Sol, originam-se a luz e o calor. Ainda compõe o Sol uma camada de gases que envolve a estrela.



O Sol poema...
Bom-dia sol!
Obrigada por ter vindo
por ter rasgado a neblina
para me fazer companhia.
Como você é belo!
Tem a beleza que eu queria ter
 parece que seus raios
tocam a face de Deus.
Um dia eu estarei com você
toda manhã, ao nascer
vou lhe falar dos meus sonhos
vou mostrá-los a você.
E será o meu amigo
meu amante e companheiro
desvendará o mundo comigo
será o meu melhor parceiro.

Esta cor tão singular
que nenhum pintor jamais copiou
é o que fez eu me apaixonar
e querê-lo cada vez mais.
Toda vez que o vejo nascer, como agora
é como se fosse a primeira vez
quisera segurá-lo, não deixá-lo ir embora
mas a liberdade é sua história.
Uma história igual à minha
que muitos tentaram desvendar,
mas fugiram apavorados
com medo de mim, e de você.
Por isso acabamos assim, nós dois
encontrando-nos de vez em quando
 eu me entregando às suas carícias
para sentir o seu calor na minha pele
do jeito que só você sabe...
do jeito que só você pode...

Tere Penhabe                        
Itanhaém, 24/08/2003            


O Sol em musica...
E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou

Yeah! Han!
Caminho do Sol, eh!
Lá lararará!
Caminho do Sol, eh!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

outbrain