diHITT - Notícias Encontre-nos no Google+ New Family Belles: PLANETÁRIO MINICURSO DE FÉRIAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

PLANETÁRIO MINICURSO DE FÉRIAS

CURSOS EMA

ESCOLA MUNICIPAL DE ASTROFÍSICA PROF. ARISTÓTELES ORSINI
 
DIVISÃO TÉCNICA DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA - UMAPAZ 2
 


MINICURSO DE FÉRIAS NO PLANETÁRIO DO CARMO – 23 A 27 DE JULHO/2012

ASTROBIOLOGIA: VIDA EM OUTROS PLANETAS - VAGAS ESGOTADAS

Em julho, o Planetário do Parque do Carmo oferecerá um minicurso gratuito destinado a adultos que já se perguntaram, pelo menos uma vez, Quem somos?, De onde viemos?, Para onde vamos? ou Estamos sós no Universo?. Trata-se do curso de Astrobiologia: Vida em outros planetas que mostrará como a ciência busca estas repostas, abordando um pouco sobre origens da vida, busca por vida extraterrestre e por outros planetas além do Sistema Solar, Marte, como você pode ajudar nessa jornada, curiosidades e muito mais!
Cronograma Minicurso
Data: 23 a 27 de julho.
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 14h30 às 16h30.
Pré-requisitos: Ensino Médio Incompleto
Vagas limitadas: 30 pessoas
Aulas:
1º dia - Introdução à Astrobiologia e a instrumentação astronômica;
2º dia - Vida e suas origens;
3º dia - Exoplanetas e mundos interessantes do Sistema Solar;
4º dia - Curiosidades sobre o tema;
5º dia - Visita ao Laboratório de Astrobiologia, Observatório Abrahão de Moraes, Valinhos*
* Saída do Parque do Carmo às 12h e retorno, aproximadamente, às 19h. Programe-se com antecedência.
Endereço: Rua John Speers, 137 – Parque do Carmo


PARQUE IBIRAPUERA
Minicursos de Férias / JULHO 2012

·         Férias Astronômicas
Férias é um período de descanso e de muita diversão, então porque não aprender coisas novas brincando?! Em julho de 2012, a criançada tem uma nova atividade as “Férias Astronômicas”. Trata-se de uma semana inteira de atividades com temas de Astronomia dedicados para as crianças de 8 a 12 anos, com duração de uma hora e meia por dia, realizado de 16 a 20 de julho na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) das 14h30 às 16h. Serão realizadas oficinas em que cada criança vai montar objetos ou jogos de Astronomia e poderão levar para casa como recordação, uma maneira divertida de aprender um pouco mais sobre o universo que a cerca.
Cronograma Minicurso
Data: 16 à 20 de julho
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 14h30 às 16h.
Requisitos: Crianças de 8 a 12 anos de idade.
Vagas limitadas: 30 pessoas
AULAS:
1° dia -
Sistema Solar em escala de distância;
2° dia - Fases da Lua;
3° dia -
Vida em outros planetas;
4° dia - Relógios de Sol;
5° dia - Foguetes à água (FAA).


·         Minicurso de Instrumentação
 Astronômica - VAGAS ESGOTADAS

Em julho a Escola Municipal de Astrofísica (EMA) oferecerá um minicurso gratuito sobre instrumentos utilizados para diferentes tipos de observação do céu, são eles binóculos, telescópios, lunetas e diversos acessórios que também são utilizados na astronomia observacional. Trata-se de um minicurso destinado à adultos sem exigência de conhecimentos prévios na área. O objetivo é mostrar os diversos aspectos e usos dos diferentes instrumentos e acessórios voltados a pratica da astronomia, de modo que todo o público interessado possa se familiarizar com os variados designers óticos e aplicações da instrumentação astronômica.
Cronograma Minicurso
Data: 16 à 20 de julho.
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 21h.
Vagas limitadas: 30 pessoas
Aulas:
1º dia - Os primeiros instrumentos astronômicos;
2º dia - Binóculos;
3º dia - Telescópios;
4º dia - Acessórios astronômicos;
5º dia - Observando o céu com diferentes instrumentos (aula prática).


·         Minicurso de Astrofotografia Digital - VAGAS ESGOTADAS

Em julho Escola Municipal de Astrofísica oferecerá um minicurso sobre Astrofotografia com duração de uma semana. Este minicurso tem como objetivo mostrar para o público em geral e iniciantes na prática de observação astronômica, as modernas técnicas de aquisição e captura de imagens astronômicas utilizando câmeras digitais comuns e webcams. Este minicurso possibilitará que todos os alunos consigam, por seus próprios meios, registrar imagens de corpos celestes como a Lua, planetas do Sistema Solar, aglomerados estelares entre vários outros.
Cronograma Minicurso
Data: 23 à 27 de julho
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 21h.
Vagas limitadas: 30 pessoas
Aulas:
1º dia - Introdução à astrofotografia digital;
2º dia - Instrumentação astronômica e a astrofotografia;
3º dia - Técnicas;
4º dia - Fotografando o céu com câmeras digitais (aula pratica);
5º dia - Fotografando planetas com webcams (aula pratica);


INSCRIÇÕES (informações técnicas para TODOS OS MINICURSOS ACIMA)
Poderão participar das atividades as pessoas com inscrições efetuadas dentro do prazo e exclusivamente pela internet através do preenchimento da ficha de inscrição que deve ser solicitada pelo e-mail svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br entre os dias 1° junho e 12 de julho de 2012 (com término às 16h de 12 de julho – apenas para o retorno com a ficha devidamente preenchida). No caso do preenchimento total das vagas disponibilizadas para o minicurso, as solicitações subseqüentes de inscrições não serão aceitas.

IMPORTANTE: Somente serão aceitas as fichas de inscrição recebidas a partir do dia 01/06. E-mails anteriores a esta data serão desconsiderados.
As inscrições realizadas serão computadas por ordem e chegada dentro do prazo estipulado. Só poderá frequentar e assistir as aulas, o aluno que estiver devidamente matriculado no minicurso solicitado, não havendo aberturas para alunos ouvintes ou qualquer outra categoria que não seja pelo processo acima descrito.
No caso do (a) interessado (a) realizar a matrícula e vir a desistir do minicurso não será permitida a transferência para outra pessoa, cabendo à instituição as devidas providências.
O minicurso será gratuito e não exigirá pré-requisitos para acompanhamento. Não serão aceitas matriculas de alunos que se inscreveram nos últimos cursos e minicursos e não os frenquentaram.
O interessado não precisa, necessariamente, possuir telescópio ou instrumentos afins. Os materiais básicos para a realização do minicurso serão fornecidos pela Escola Municipal de Astrofísica.

CERTIFICADOS
Terão direito a um certificado de conclusão, expedido pela Prefeitura do Município de São Paulo, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% das aulas ministradas.
Mais informações na secretaria da Escola Municipal de Astrofísica, pelo e-mail ou pelo telefone (11) 5575 – 5425 ramal: 231.

Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul - Parque do Ibirapuera, São Paulo/ SP
 
Cursos 2° Semestre / 2012
No mês de junho será divulgada a lista com cursos oferecidos pela EMA no segundo semestre de 2012, informando datas, horários e valores.
AGUARDE NOVAS PUBLICAÇÕES COM MAIS INFORMAÇÕES


Para informações gerais sobre a Escola de Astrofísica :
svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br
11 5575-5206
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

outbrain