diHITT - Notícias Encontre-nos no Google+ New Family Belles: Basílica Bom Jesus de Iguape.....

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Basílica Bom Jesus de Iguape.....

Projeto Igrejas

Estamos começando um projetos que Eu e a Tais inventamos que é visitar igrejas que tenham alguma relevância histórica...

Pois bem a Primeira é a de Bom Jesus de Iguape.


A Igreja Foi construída por escravos entre 1.782 e 1.852, em estilo colonial com argamassa, óleo de baleia e pedras vindo de Portugal. Em 1962 foi elevada à categoria de Basílica, guarda a imagem milagrosa encontrada por dois índios na praia do Una, em 1647.


No mês de fevereiro de 1647 a imagem do Senhor Bom Jesus tinha saído de Portugal e rumava para o Brasil, àquela altura dividido entre holandeses, franceses e portugueses. Ao se aproximar de Pernambuco, o navio foi atacado pelos holandeses. Com receio da imagem ser profanada, os tripulantes lançaram-na ao mar, numa caixa, com botijas de óleo.



Nove meses mais tarde, na Praia do Una (sul do estado de São Paulo) dois índios que iam à Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém avistaram a caixa entre as ondas e resgataram-na do mar, onde descobriram a santa imagem. Jorge Serrano, líder da comunidade, avisado do fato, foi para o local. Depois de dar graças a Deus, decidiu levar a imagem para a Vila de Iguape, usando para isso uma rede de pesca.


Um grupo de pessoas que havia sido informado do achado pelos índios acercou-se de Jorge Serrano, com a intenção de levá-la para a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, por esta ser a sede da Capitania. Ao tentarem virar o cortejo para àquela Vila, a imagem surpreendentemente tornou-se muito pesada e o contrário aconteceu quando voltaram-na na direção à Vila de Iguape. Perceberam então que a imagem já havia escolhido seu destino. À medida que se aproximava da vila eram muitas as pessoas que se juntavam à procissão. Após dias de caminhada encontraram um lugar de rara beleza onde pararam para banhar a imagem sobre as pedras de um riacho, retirando o salitre e preparando-a para a sua chegada na Matriz de Nossa Senhora das Neves.


Este riacho ficou conhecido com Fonte do Senhor e dizem que a pedra sobre a qual foi banhada a imagem, cresce continuamente. No dia 02 de novembro de 1647, terminada a lavagem, a imagem finalmente chegou à vila e foi entronizada na Matriz de Nossa Senhora das Neves. A igreja, mas tarde, recebeu os títulos de Santuário e de Basílica. O cuidado da Basílica e Paróquia é realizado pelos Missionários do Verbo Divino.


O trajeto percorrido pela estátua até chegar em Iguape até hoje é refeito em procissão que atravessa a Jureia-Itatins. São 29 km feitos a pé em meio a um ecossistema intocável com uma beleza natural que encanta não só as pessoas que atravessam a Estação Ecológica por devoção ao santo mas também os aventureiros que aproveitam a abertura da Estação para fazer uma caminhada em meio à Mata Atlântica.


Igreja de doce beleza, simples e muito bela, retrata bem a época em que fora contruida. Realmente se sente uma paz diferente em seu interior...

Oração ao Senhor Bom Jesus de Iguape

Senhor Bom Jesus, meu divino amigo, amigo de todo, olhai por nós e dai-nos o pão de cada dia, ajudai aqueles que não têm trabalho e nem teto.

   Ajudai-nos a ser firmes na fé e na esperança; defendei-nos dos perigos e do pecado; ajudai-nos a vencer as dificuldades que hoje vamos encontrar.

    Velai sobre minha família guiando-nos sempre pelo caminho que nos leva até vos.

    Perdoai-nos, Senhor, e abençoai os nossos desejos para o dia de amanhã.

   Senhor Bom Jesus, eu vos ofereço todo o meu dia, meu trabalho, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores. Concedei a mim e a toda minha família a vossa benção e uma vida feliz.

    Bom Jesus, operário de Nazaré, abençoai a todos nós. Amém.



Já fizemos nossa Promessa ao Bom Jesus de Iguape...

em breve outros post do Projeto Igrejas,
Durante três dias a estação ecológica monta um esquema de segurança e apoio para visitação. É um passeio imperdível que ocorre na primeira semana de Agosto. Durante e após a procissão, conhecida por Travessia da Juréia, a festa fica por conta da cidade de Iguape e suas vilas vizinhas, que nesta época ficam lotadas de eventos e pessoas de todos os lugares do Brasil.

Um comentário:

outbrain